quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

JSD trava Guerra contra Sacos Plásticos

Actualmente a JSD decidiu pegar no "polémico" tema do uso dos Sacos de plásticos utilizados nas superfícies comerciais, apresentando um projecto - lei na Assembleia da República que visa a redução dos referidos sacos nas superfícies comerciais.

Deixamos aqui a notícia divulgada no site da JSD Nacional, desejando a secção da JSD de Esposende que os seus militantes e leitores do blogue manifestem as suas opiniões sobre o presente tema e sob a pertinência para os Jovens.

Assim:

"A Juventude Social-Democrata retoma o polémico tema do uso dos “Sacos de Plástico”, através de um Projecto de Lei com a marca do deputado António Leitão Amaro.

O trabalho do deputado eleito em representação da Juventude Social-Democrata foi determinante no Projecto de Lei apresentado esta semana, no sentido de reduzir a utilização de sacos de plástico em estabelecimentos comerciais.

O deputado pela JSD e coordenador do PSD na Comissão do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local, considera fundamental que se estabeleçam prazos e metas a atingir no curto, médio e longo-prazo, tendo em vista uma redução progressiva da utilização deste tipo de embalagem, que se prevê de 90% em 2016.

Segundo Leitão Amaro, é necessário que esta alteração se traduza numa efectiva evolução das relações entre consumidores e meio ambiente no país. A diminuição na utilização de sacos de plástico não deverá concorrer para a sua substituição por outros produtos igualmente, se não mais, ecologicamente nefastos.

A proposta Social-Democrata distingue-se igualmente por assegurar ao tecido empresarial a livre fixação de métodos e ferramentas mais adequados para alcançarem o objectivo determinado, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável.

A equidade na distribuição deste esforço colectivo pelos agentes económicos é, também ela, uma preocupação da JSD. Desta forma, não serão apenas as grandes superfícies a contribuir para a redução da Pegada Ecológica, mas todos os estabelecimentos que empreguem mais do que três trabalhadores.

A protecção do meio ambiente é, desde sempre, uma bandeira fundamental para a Juventude Social-Democrata e esta iniciativa legislativa permite, simultaneamente, dar um passo ecológico significativo, respeitando o tecido empresarial. Assente numa implementação faseada, na liberdade concedida aos agentes económicos e na justiça relativamente aos destinatários, este Projecto de Lei protege as micro-empresas de uma desproporcionada e incomportável relação custo/benefício associada à implementação das alternativas.

Dois anos volvidos sobre a primeira abordagem nesta temática, a Juventude Social-Democrata mantém-se firme. Este é, sem sombra de dúvida, o Projecto de Lei com maior grau de exequibilidade e alcance sobre a matéria em causa e representa um marco na evolução da consciência ecológica de todos os portugueses."

Pedimos a tua opinião sobre esta temática... participa e ajuda-nos a construir um Portugal melhor.

JSD Esposende - Jovens com futuro

Sem comentários:

Enviar um comentário