quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Apoio e reivindicação pelo pagamento das bolsas de estudo aos alunos bolseiros!

Cada vez mais ouvimos nas notícias relatos e histórias de alunos que ainda não receberam bolsas, ou terão que devolver o dinheiro das bolsas que receberam após a entrada em vigor dos novos critérios de atribuição de bolsas de estudo aos estudantes.

Aos jovens que dia após dia lutam para conseguir estudar, mesmo quando não recebem bolsas ou ficaram sem elas, a JSD Esposende entrega o seu apoio e estará com eles na luta contra as injustiças cometidas pelo actual governo.

Nesse sentido, a JSD Nacional promoveu um comunicado a denunciar a situação descrita e a consciencializar a sociedade para este problema, comunicado que agora divulgamos:

A JSD denuncia o não pagamento das Bolsas de Acção Social Escolar por parte do Estado!

Com o primeiro semestre do ensino superior a chegar ao fim, a situação que deveria ter sido regularizada em Setembro continua por resolver e os jovens estudantes portugueses encontram-se em sérias dificuldades económicas e de sobrevivência.
O ambiente de recessão económica que o país enfrenta coloca graves constrangimentos às famílias que, vendo-se muitas vezes em situações de desemprego prolongado, não conseguem suportar o esforço financeiro necessário para manter um estudante deslocado.

A Acção Social Escolar assume um papel determinante para milhares de jovens, correspondendo em muitos casos ao único apoio disponível para suportar as despesas de habitação, alimentação e mobilidade, e ainda os custos inerentes à frequência académica e o pagamento de propinas (mesmo sendo carenciados e bolseiros, muitas vezes, as instituições exigem o pagamento das propinas antes destes receberem a sua bolsa).

Nenhum jovem estudante português do ensino superior pode ponderar o abandono dos seus estudos por motivos puramente económicos!

Sem tornar públicos quaisquer estudos, o Governo aprovou este ano um novo regulamento de bolsas, que se prevê, possa vir a desiludir as expectativas de muitos estudantes que contavam com aquele apoio para continuar os seus estudos.

A JSD e várias Associações Académicas consideram que, tal alteração, a par dos constrangimentos orçamentais que resultam da aprovação do Orçamento de Estado, e de uma máquina administrativa lenta e ineficaz, conduziram a um resultado que pode ter efeitos devastadores - a saída do sistema de Ensino Superior de milhares de Estudantes!

Apenas alguns, dos cerca de 80 000 estudantes carenciados no País, começaram esta semana a receber as bolsas de acção social a que têm direito, sendo que a esmagadora maioria, está ainda na agonia da espera. A JSD exige que sejam apuradas responsabilidades por este inadmissível atraso.

É altura de dizer basta!

A JSD defende o pagamento imediato de todas as bolsas aos estudantes carenciados, decretando, se necessário, o Estado de Emergência Social e fiscalizando posteriormente se o rendimento do agregado familiar se enquadra no regulamento de bolsas a considerar, corrigindo eventuais atribuições no futuro.

JSD Esposende - Jovens com futuro

Sem comentários:

Enviar um comentário