quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Dia Internacional da Juventude

Hoje comemora-se o dia internacional da Juventude. De facto, através de resolução e recomendação efectuada pela assembleia mundial dos ministros responsáveis pela pasta da juventude, designou-se o dia 12 de Agosto como o dia Internacional da Juventude.

Assim, para assinalar o presente dia, o Instituto Português da Juventude promove uma série de iniciativas, programas, bens e serviços que são disponibilizados aos jovens dos 12 anos aos 25 anos, de forma gratuita ou facilitada. Por acaso, algum jovem sabe disto?

Não nos surpreendemos se a resposta for não! De facto, a inexistência ou parca promoção a este dia e aos eventos organizados pelo Instituto Português da Juventude nesta data, em colaboração com outras entidades,só demonstra a importância que os jovens possuem para o actual elenco governativo e que é uma importância residual.

Além da falta de informação patenteada, queremos ainda acentuar a falta de respeito que o governo possui para com os jovens. Senão vejamos:

1. - Existe um secretário de estado do desporto e da juventude que só surge nos meios de comunicação para brilhar ao falar de desporto e da Federação Portuguesa de Futebol. Sobre os problemas dos jovens nem uma palavra!

2. - O conjunto de bens, serviços e programas criados pelo Instituto Português da Juventude só foram revelados muito recentemente, com pouco tempo de antecedência para os jovens programarem qualquer participação nas iniciativas do dia internacional da Juventude!

3. - O conjunto de medidas tomadas na área da educação, feitas sempre em cima do joelho e sem qualquer preparação ou estudo rigoroso e sério, mas sempre em prejuízo dos jovens!

Os presentes pontos são reveladores da importância dos jovens para o actual governo. É gritante a falta de investimento e de promoção de políticas para os jovens por este executivo e o dia internacional da juventude é a prova disto mesmo. Numa altura em que a União Europeia aposta num orçamento virado para a juventude, o que a JSD de Esposende aplaude, deixamos aqui o nosso grito de insatisfação pelo rumo, ou melhor, pelo desgoverno em que anda o nosso Governo!

Sem comentários:

Enviar um comentário