sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

2009 - Ano de Eleições!

Eis-nos chegados ao presente ano de 2009, que se inicia com o mês de Janeiro. Ora, um dos temas de conversa habituais no ano que findou foi o da realização de três actos eleitorais no presente ano.

Assim, desde a discussão em torno do calendário das eleições, com a possibilidade da realização de duas eleições numa só - legislativas e autárquicas serem realizadas no mesmo dia - , passando pela antecipação ou provocação de eleições legislativoas antecipadas, à escolha dos melhores candidatos para as diversas camaras municipais de todo o país, constatamos que a corrida às eleições já começou.

E o mês de Janeiro será e é o mês que dará inicio a pré- campanha de todos os partidos, pois todos eles já se começam a movimentar em torno das eleições e procurar destaque nos principais meios de comunicação.

Ora, é neste cenário que eu entendo que a JSD, enquanto estrutura livre de pensamento dos jovens portugueses, deve marcar a diferença. Muito se discutirá sobre o verdadeiro afastamento dos jovens em torno da politica, mas é essencial que a JSD dê o primeiro passo para agarrar os jovens e ao mesmo tempo demonstre que o agitar de bandeiras em torno de causas humanitárias e de causas que digam respeito aos jovens não é somente um tema proprio da sociedade civil, de associações humanitárias e associações de voluntariado.

A diferença da JSD tem que se notar ao nível da mobilização, ao nível das politicas e das causas que defendem e desejam ver integradas em qualquer programa politico apresentado pelos diversos candidatos as diversas eleições, e ao nivel do seu mérito e competência e não por qualquer quota que esteja e que deva ser contemplada nas listas que aparecerão.

Este será o primeiro passo para mostrar aos jovens que as juventudes partidárias não são apenas escolas de quadros ao dispor dos partidos.

Este é o caminho que dentro da JSD de Esposende eu defendo, pois nesta minha secção sempre me ensinaram que estamos é ao serviço dos jovens do concelho de Esposende e dos seus problemas. E é por eles, pelos seus problemas, pelas suas causas que a politica acaba por ser uma arte nobre. Mesmo em ano de eleições, ideias e ideiais são possiveis defender...

Basta fazermos a diferença através das nossas convicções na defesa dos jovens de Esposende!

Sem comentários:

Enviar um comentário