terça-feira, 21 de setembro de 2010

União Europeia promove o emprego dos Jovens

No âmbito da festa da Europa que decorreu no concelho de Esposende, o euro - deputado José Manuel Fernandes deu conhecimento da iniciativa da união europeia promover uma politica de emprego para os jovens europeus.

A JSD de Esposende vem por este meio dar conhecimento aos seus militantes da intenção da União Europeia avançar com programa de 1º emprego para os jovens. Deixamos desta forma e neste espaço a notícia relativamente a esta iniciativa de avançar com um projecto piloto para promoção do emprego jovem:

"A União Europeia avança com programa de promoção do 1º Emprego para Jovens - uma proposta da JSD e que o PSD assumiu como bandeira nas últimas eleições europeias. (...) Mais um bom trabalho em prol dos jovens europeus e portugueses. Um esforço conjunto entre a JSD, o PSD e os nossos Eurodeputados

Este é um projecto-piloto para promoção do emprego dos jovens na Europa, dando seguimento à proposta apresentada pelo Eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes para o lançamento de um programa que promova o emprego dos jovens na União Europeia.

Surge na sequência de uma proposta defendida na Comissão dos Orçamentos, e visa assegurar aos jovens europeus mais oportunidades de emprego e incentivar a sua colocação profissional em qualquer Estado-Membro da UE.

Na zona euro, a taxa de desemprego entre jovens cifra-se nos 20,2%, enquanto o desemprego geral se situa nos 10%.

Aspectos do projecto-piloto

Os grupos-alvo:

Jovens com idades até 30 anos, independentemente das suas qualificações e experiência de trabalho, já que o regime não é exclusivamente pensado para os novos participantes do mercado de trabalho.

Todas as empresas legalmente estabelecidas, particularmente as PME, para ajudar a reduzir os custos da contratação internacional que afectam principalmente as companhias menores.

Empregos elegíveis:
"O teu primeiro emprego EURES" vai oferecer aos jovens a sua primeira experiência de trabalho ou emprego especializado. O regime não se aplicará a situações de substituição de emprego, emprego precário, ou, em qualquer circunstância, emprego contrário ao direito do trabalho nacional.

Para ser elegível para financiamento, o emprego tem de respeitar os seguintes critérios: estar localizado num país membro da rede EURES diferente do país de origem do candidato a emprego jovem (vagas transnacionais); garantir uma colocação profissional por um período contratual mínimo de 6 meses.

Apoios previstos para despesas:
Serão cobertos os custos gerados pelo processo de recrutamento e um subsídio atribuído pelo recrutamento do Membro EURES do país de destino. Incentivo financeiro ao empregador para cobrir as despesas de integração do trabalhador (por exemplo, a indução, curso de formação de línguas, apoio administrativo, etc) após o processo de recrutamento ter sido concluído.

Serão assegurados os custos de viagem e estadia dos candidatos a emprego para a primeira entrevista e os custos de deslocação para o estrangeiro."

Saudações Sociais democratas

2 comentários:

  1. Dou-lhe os parabens por este blogue. Sou de Esposende, encontro-me desempregada à cerca de 1 ano, à procura do primeiro emprego e o que aparece é emprego precário, que demoram meses para pagar ou as verdadeiras ofertas de emprego são longe e a remuneração não retribui as despesas! Ao que nós chegamos...estudar para andar a receber esmolas!

    ResponderEliminar
  2. Cara Daniela Ferreira:

    Agradecemos as palavras que nos dedicou. Trabalhamos para ter um blogue activo, mas ao mesmo tempo participativo e que seja uma enorme plataforma de opinião e de debate.

    Entendemos que o desemprego jovem é uma bandeira que a JSD deve agarrar e lutar para criar as melhores condições de emprego e politicas de fomento de emprego no país para os jovens.

    Mas também devemos criar condições para que os jovens vençam cada vez mais cedo o seu desafio da autonomia, isto é, consigam ser autónomos da sua família logo a partir dos 18 anos.

    JSD Esposende - Jovens com futuro!

    ResponderEliminar