Numa escola secundária na área de Cascais, o nosso Lider Doutor Pedro Passos Coelho salientou a importância da participação dos jovens na politica.
Na sua intervenção final o Doutor Pedro Passos Coelho deixou uma forte mensagem de incentivo à participação dos mais jovens na sociedade que os rodeia, quer através dos partidos políticos, quer das associações e ONG´s existentes.
Passos Coelho lembrou que “quando todos participam na discussão, as sociedades tomam decisões melhores", salientando a "importância da participação” e da “discussão da população”.
O Presidente do PSD, na sua intervenção no final da apresentação da formação sub-18 da JSD relativa a um wokshop sobre a politica, da qual já a JSD de Esposende deu a devida noticia, declarou:
- “quando a maior parte da população se coloca de fora aceita que todos os outros decidam por eles”; acrescentando que “por mais iluminados que alguns [decisores] sejam, nunca há uma só uma decisão que se possa tomar, uma decisão absoluta, que se impõe e que não tem discussão”.
Numa clara mensagem de incentivo à participação dos jovens na política Pedro Passos Coelho insistiu:
- “Quanto menos gente participar na discussão, menos representativa é a decisão que se toma”
Para que o processo de decisão seja consciente e informado, revela-se fundamental que os decisores políticos se mostrem disponíveis para prestar os esclarecimentos devidos aos eleitores, sendo que também aqui, Pedro Passos Coelho referiu:
- “Exijam que vos expliquem tudo o que querem saber. Mas que expliquem mesmo, se eles não tiverem a humildade para vos explicar o que quer que seja não devem merecer a vossa confiança. Os decisores tendem a defender-se das suas decisões. Dizem que são muito complexas e difíceis de explicar. Vale aquela ideia do 'confiem em mim' (…) Quando não nos explicam bem as decisões que estão a tomar, em regra estão a colocar-nos uma barreira à participação”, disse.
Pedro Passos Coelho afirmou ainda que “quando algum político não está disponível para explicar 'tim-tim por tim-tim' as decisões mais difíceis, desconfiem que ele pode estar bem-intencionado, mas pode decidir mal”.
Numa mensagem final, Pedro Passos Coelho não esqueceu a necessidade dos decisores políticos actuarem com uma consciente “Ética Geracional”, uma vez muitas das decisões tomadas nos dias de hoje, terem consequências futuras que se podem revelar severas e difíceis, responsabilizando futuras gerações por opções tomadas pelas gerações actuais.
Pelas palavras de Pedro Passos Coelho, a JSD de Esposende defende que participar na politica não é somente um acto de cidadania. É também um acto de liberdade de expressão, onde a opinião de cada jovem é essencial para a construção de um país com futuro!
Saudações Sociais Democratas
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário